Sunday, September 10, 2006

Downsizing


[ clique para ampliar ]
Houve uma época em que as agências bancárias se começaram a multiplicar, ocupando e substituindo espaços de localização privilegiada, tais como grandes cafés. Nessa altura eram frequentes as lamentações pelo facto de espaços de convívio e tertúlia estarem a desaparecer, substituídos pelos "fazedores" de dinheiro.

O certo é que a "febre" das agências bancárias acabou por arrefecer, seja pela concentração empresarial e desaparecimento dos pequenos bancos, seja pelos processos de "downsizing" e desmaterialização das oprações bancárias.

No espaço retratado pela fotografia, na Rua Alexandre herculano, em Setúbal, já funcionou uma agência bancária, mas actualmente encontra-se lá uma loja de comércio diversificado, vulgo "loja de chineses". Lá dentro as mercadorias amontoam-se sem grande cuidado e algumas das montras chegam a parecer arrecadações. Os "buracos" das antigas máquinas de atendimento automático "ATM" encontram-se muito mal disfarçados (veja-se a imagem); num dos casos apenas foi colocado tijolo sem reboco.

E há mais exemplos: parte do SPA que existe na cave do Jumbo já foi ocupado por uma ampliada "Loja dos 300" e uma outra ocupa um espaço bem localizado no Largo da Misericórdia.

Qual será o significado destas alterações? Se dantes era a substituição do convívio pelo dinheiro fácil, agora será o quê - A "terceiro-mundialização da nossa economia? O "downsizing" das nossas expectativas? E será que ainda vamos ter saudades do tempo em que os cafés eram substituídos por agências bancárias?

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home