Friday, December 01, 2006


[ clique para ampliar ]

Hospital João Palmeiro - mais um importante monumento de Setúbal entregue à bicharada. Os pórticos são  manuelinos  góticos (ver caixa de comentários), mas as portadas, cada qual de seu material e cada qual da sua cor, não enganam ninguém: são do mais puro estilo Pós-moderno. É chique, não é?
(Compare-se com esta foto do blogue "Um olhar sobre Setúbal".)

5 Comments:

At 3:41 am , Anonymous Anonymous said...

Só uma pequena correcção - góticos, os portais são góticos.
O manuelino (também referenciado como tardo-gótico) é caracterizado por uma decoração exuberante, normalmente com motivos nauticos, o que não é o caso.

 
At 9:50 am , Blogger Joao Augusto Aldeia said...

Obrigado pela informação - que vou referir no texto da entrada.

 
At 4:59 am , Anonymous Anonymous said...

caro JA (julgo que nos conheçemos do Sadinos), eu tenho a ideia que esta é a fachada do primeiro hospital de Setúbal, conhecido por recolher os casos de Peste na cidade durante a idade média (ligado a uma confraria local).
Julgo ter recolhido essa informação em algum livro histórico (ou turístico) sobre Setúbal, mas também poderá ter sido transmitida durante o meu ensino secundário no Liceu. Como neste momento não tenho completo acesso aos meus livros não posso comprovar a 1ª versão, mas vou tentar ver se consigo saber a origem dessa admirável fachada virada para a rua a Sul da igreja de Santa Maria da Graça. Quando tiver mais informações aviso-o.
cumprimentos.

 
At 12:25 pm , Blogger Joao Augusto Aldeia said...

Esse "hospital" talvez fosse a Gafaria, que aparece referido aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal_da_Gafaria

 
At 7:22 pm , Anonymous Anonymous said...

não, esse é o que fica na avenida da Portela, e é posterior.
A informação que eu tinha é que neste edifício (com os arcos góticos) funcionou um hospital medieval, contemporaneo da igreja de Santa Maria da Graça original (no século XIII ou XIV).

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home