Thursday, March 22, 2007

     «Isabel Pires Lima deslocou-se a Setúbal esta tarde [3ª feira, 20 Março] para uma visita ao Convento de Jesus, guiada por Batista Pereira, investigador dos museus municipais de Setúbal. A ministra adiantou em conferência de imprensa que, para a nomeação a Património Europeu, cada Ministério da Cultura dos países da UE candidatou patrimónios nacionais móveis e imóveis, bem como materiais e imateriais, sendo que Portugal elegeu para essa categoria apenas o Convento de Jesus, a Sé de Braga, a Biblioteca da Universidade de Coimbra e a abolição da pena de morte.
Para Isabel Pires de Lima este é um forte sinal da importância que o Governo está a dar ao Convento de Jesus, considerado também Monumento Nacional e que se encontra, desde o início de Fevereiro, em trabalhos de restauro.
     [...]
     «Para a prossecução dos trabalhos de restauro, orçados, no total, em cerca de três milhões de euros e que deverá levar três anos até à conclusão, Isabel Pires de Lima sublinhou a importância do envolvimento não apenas do Ministério da Cultura e do IPPAR, que considera "uma obrigação", mas também da comunidade civil. Nesse sentido, adiantou a titular da pasta da Cultura, participaram na visita de hoje, a convite do ministério, o presidente da Iberdrola Portugal, Pina Moura, e o administrador da Portucel, José Honório, como representantes de "potenciais mecenas para financiar o projecto". Pina Moura assumiu que a Iberdrola se constitui como um "potencial mecenas" e sublinhou que a empresa de origem espanhola é "uma companhia muito pró-activa nas suas responsabilidades sociais", acrescentando que, a nível pessoal, ficou "muito impressionado com o valor do monumento, mas também com a necessidade de restauro".»

in "Rostos Online"

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home