Saturday, May 12, 2007

fotografia alojada em www.flickr.com
[ clique para ampliar ]

     "O Anjo coroa as Santas Clara, Inês e Coleta", tábua do Convento de Jesus de Setúbal, atribuída ao mestre flamengo Quintino de Metsys (Quinten Matsys), executada entre 1491 e 1507. Provavelmente doada pelo Imperador Maximiliano I a D.ª Leonor. Neste painel «é patente a típica serenidade da pintura executada pelo grande mestre.» (*)

fotografia alojada em www.flickr.com

     O Retábulo do Altar-Mor do Convento de Jesus, constituído por 14 pinturas, foi executado por pintores portugueses entre 1520 e 1530, e constitui um dos mais notáveis conjuntos da arte do Renascimento português. Um dos seus painéis (imagem de cima) é inspirada na pintura de Metsys referida no início. A composição geral repete a lição do mestre, mas inova «na representação da gestualidade, na paleta cromática, e no simbolismo disfarçado - na flora representada ou no lagarto que "espreita" as virtuosas santas».(*)
     Neste quadro há de facto um grande detalhe na representação das plantas e flores, o que, juntamente com o pequeno lagarto (lagartixa ? - ver imagem) apresenta a marca da autoria portuguesa. No entanto, o ambiente geral do quadro é mais sombrio do que o de Metsys, ao contrário do que o clima das regiões de origem poderiam implicar: muito mais fechado e sombrio nas terras do Norte do que em terras lusas. Mas o que está aqui representado é talvez o ambiente e clima "religiosos", muito mais abertos e luminosos na Flandres do que no Portugal da época.


in "O Museu do Convento de Jesus de Setúbal" de Fernando Manuel Batista Pereira.

imagem alojada em www.flickr.com
Detalhe do quadro português.

Com um abraço ao blogue Casa portuguesa.

1 Comments:

At 12:04 pm , Anonymous alfacinha-belga said...

Uma historiazinha sobre QUINTEN MATSYS
No fundo a profissão do Quinten Matsys era ferreira mas tinha uma adoração pela filha do pintor o Dirk Bouts .Por isso, ia colocar como aprendiz no estúdio desse mestre pintor. Depois alguns tempos tão apaixonado e farto de esperar pintou num momento de ausência do seu mestre e para provar seu talento qualquer coisa na tela nova do Pintor. O mestre pintor iniciava de novo o seu trabalho à tela quando vi uma mosca sentada na pinta ainda molhada então tentou a cautelosamente afastar. Mas aquele bicho chato ficou sentado, quando notou o seu engano e tão impressionado pela mosca pintada, exclamava " Quem pintasse uma mosca com tanta autenticidade pode casar a minha filha.
um abraço

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

Links to this post:

Create a Link

<< Home