Thursday, June 07, 2007

fotografia alojada em www.flickr.com
[ clique para ampliar ]
Fitinhas do Senhor do Bonfim, na Bahia

     «A fita original foi criada em 1809, tendo desaparecido no início da década de 1950. Conhecida como "medida do Bonfim", o seu nome devia-se ao facto de que media exactos 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar-mor da igreja mais famosa da Bahia.
     A imagem foi esculpida em Setúbal, em Portugal, no século XVIII. A "medida" era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada. Era usada no pescoço como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos, funcionando como uma moeda de troca: ao pagar uma promessa, o fiel carregava uma foto ou uma pequena escultura de cera representando a parte do corpo curada com o auxílio do santo (ex-voto). Como lembrança, adquiria uma dessas fitas, simbolizando a própria igreja.
     Não se sabe quando a transição para a actual fita, de pulso, ocorreu, sendo facto que em meados da década de 1960 a nova fita já era comercializada nas ruas de Salvador, quando foi adoptada pelos hippies baianos como parte de sua indumentária.»
Fotografia e texto de Rivello

2 Comments:

At 5:20 am , Blogger jailtao!!! said...

ola. meu nome é jailton e sou brasileiro.moro em são paulo e sou artista plástico. estou fazendo um trabalho plástico e esta imagem é perfeita para mim. gostaria de saber quem fez a foto das fitinhas de senhor do bonfim. eu precisava de uma imagem como esta. qual o procedimento? a quem devo solicita-la em versão ampliada? alta definição? aguardo...

 
At 10:06 pm , Blogger Joao Augusto Aldeia said...

Olá
A foto é de Leonardo Rivello, qu epode ser contactado através do witter:
http://twitter.com/leorivello

ou através do contacto da sua página:
http://www.leonardorivello.com
onde tem uma caixa de mensagens e um contacto telefónico.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home