Thursday, June 21, 2007

Mal no retrato

Num estudo realizado pela DECO sobre a qualidade de vida das cidades portuguesas, Setúbal ficou em último lugar, segundo notícia do jornal Público de hoje, e do Portugal Diário, de que se transcrevem excertos a seguir:

Lisboa é uma das piores cidades para viver em Portugal
Público, 21.Jun.2007 - Inês Boaventura

     «Lisboa foi considerada uma das cidades portuguesas com pior qualidade de vida num inquérito realizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) a mais de dois mil habitantes de 18 capitais de distrito do continente. Setúbal surge em último lugar na lista das melhores cidades para viver e Viseu em primeiro.
     «Segundo o estudo da Deco, Viseu, Castelo Branco, Aveiro, Bragança e Viana do Castelo são as cidades portuguesas onde há mais qualidade de vida, enquanto Santarém, Faro, Porto, Lisboa e Setúbal são aquelas em que há menos. Este foi o principal resultado de um inquérito realizado pela associação em Outubro e Novembro de 2006, ao qual responderam 2170 pessoas.» (...)

Setúbal, Lisboa e Porto são as piores cidades para viver, diz DECO
Diário Digital
(...)      «Apesar de a maioria se sentir segura dentro de casa, o mesmo não acontece nos espaços públicos no centro das cidades e, em especial, à noite, sendo Lisboa, Setúbal e o Porto as cidades mais inseguras.
     «A maioria dos inquiridos considera que a respectiva cidade possui um importante património histórico, que regra geral é bem tratado pelo município, e apenas os de Setúbal revelam que a câmara podia fazer mais pelos monumentos.
     «Os lisboetas, em conjunto com os habitantes de Leiria e Setúbal, também se mostraram insatisfeitos com o funcionamento dos serviços municipais. Ao nível dos transportes públicos, as maiores criticas vão para castelo Branco e Setúbal, em parte devido à falta de conforto e preço. Beja e Guarda surgem como as cidades com melhor meio ambiente e menos poluição, enquanto para Setúbal, Viana do Castelo e Viseu foi referida a paisagem urbana.
     «No ranking total [de 76 cidades de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica], o melhor lugar de uma cidade portuguesa foi para Viseu que ficou em 17º e o pior para Setúbal, colocado 74º, precedido apenas por Nápoles e Palermo, em Itália.» (...)

O inquérito da DECO pode ser consultado aqui

1 Comments:

At 11:18 pm , Anonymous Anonymous said...

É deprimente a desagradável singularidade de Setúbal. Não fiquei especialmente surpreendido , embora desconheça a composição do "cabaz" de critérios. Sou pouco, muito pouco viajado, no entanto, do pouco que tenho visto pelo "primeiro mundo" dá para perceber o fosso que nos separa. Quem visite uma pequena ou média cidade alemã ou inglesa (por exemplo)e, se não se limitar a olhar mas também reparar, verá. Cambridge tem, aprox., a mesma população de Setúbal, as semelhanças acabam aí. O mesmo se poderia dizer para Freudenstat. Dir-se-à : são climas mais mais húmidos, logo, mais verde, menos pó , ruas mais limpas (lavadas pela chuva) , mas isso explica muito pouco da diferença. É o ordenamento (lá existe), é o urbanismo, é o civismo. Lisboa, uma capital minorca, tem por comparação com as congéneres desses países e outros (antes era para lá dos Pirinéus, agora é para lá de Badajoz) o mesmo género de divergências. Ponto. Só uma coisa: já imaginaram o queria Setúbal, com as condições com que a natureza a brindou, feita por essas gentes?

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home