Monday, July 02, 2007

Retrato da cidade

Com os dados do inquérito feito pela DECO à qualidade das cidades capitais de distrito elaborámos o seguinte gráfico, com o retrato de Setúbal segundo os seus habitantes. Para o código de cores usámos a classificação do quadro seguinte, da nossa responsabilidade.

A Deco solicitou a habitantes de Setúbal que pontuassem diversos indicadores numa escala de 1 a 10. Nos indicadores divulgados pela DECO não há respostas inferiores a 2,5 (intervalo que classificámos como "inaceitável") nem superiores a 7,5 (intervalo que classificámos como "excelente"). A zona abrangida pelas respostas efectivas foi então dividida em 5 sectores iguais classificados como "bom / aceitável / sofrível / mau / péssimo".
  entre 7,5 e 10    excelente ou - "só em sonhos..."
  entre 6,5 e 7,4    bom ou - "será para durar?"
  entre 5,5 e 6,4       aceitável    ou - "à falta de melhor..."
  entre 4,5 e 5,4    sofrível ou - "muito sofre quem ama..."
  entre 3,5 e 4,4    mau ou   - "mas que mal fizemos nós?"  
  entre 2,5 e 3,4    péssimo ou - "e ninguém é culpado?"
  entre 1 e 2,4    inaceitável ou - "vou-me embora!"

Como se pode ver, o que a cidade tem de pior é o mercado de trabalho e a segurança, neste caso especificamente o crime e as drogas. A seguir na escala dos piores situa-se o estacionamento, manutenção dos edifícios, vias e passeios, espaços públicos e espaços verdes, a prostituição, vandalismo, centros comerciais, quase todos os sectores culturais e o desempenho dos serviços municipais.

Entre os sectores melhor posicionados encontramos a habitação e vizinhança, dentistas, hospitais privados e meios de diagnóstico, acesso à cidade, restaurantes e supermercados. A educação, sistema viário, transportes, qualidade da água, recolha de lixo e lojas obtém uma classificação aceitável. O gráfico foi construído por nós com os dados disponibilizados pela DECO aqui.

Indicadores valores
Habitação
    casa ou apartamento 7,4
    vizinhança 6,8
    avaliação global da habitação 7,1
Saúde
    centro de saúde 4,6
    hospital público 4,9
    encontrar um médico privado de especialidade   6,4
    facilidade em encontrar um dentista privado 7,4
    facilidade em encontrar um hospital privado 6,7
    disponibilidade de meios de diagnóstico 7,4
    avaliação global dos cuidados de saúde 5,4
Educação
    Avaliação global da educação 5,8
Mobilidade
    acesso à cidade 7,3
    sistema viário 5,7
    transportes públicos para outras localidades 5,9
    transportes públicos dentro da cidade 5,7
    trânsito 5,0
    estacionamento 4,0
    infraestruturas para peões 5,2
    avaliação global da mobilidade 5,2
Paisagem urbana
    densidade dos edifícios 5,0
    arquitectura dos edifícios 4,8
    manutenção dos edifícios 4,3
    limpeza das vias públicas e dos passeios 4,4
    número e área de espaços verdes 4,3
    desenho dos espaços públicos 4,3
    avaliação global da paisagem urbana 4,7
Emprego e mercado de trabalho
    facilidade em encontrar emprego 2,5
    avaliação global do emprego 2,8
Meio ambiente
    qualidade do ar 4,9
    qualidade da água da torneira 6,1
    ruído 4,8
    recolha do lixo 5,5
    avaliação global do meio ambiente 5,4
Segurança e criminalidade
    crime 3,4
    consumo de drogas 2,7
    prostituição de rua 4,0
    vandalismo3,6
    avaliação global da segurança 3,7
Comércio e serviços
    restaurantes 7,4
    discotecas 4,7
    supermercados 7,0
    centros comerciais4,1
    lojas 5,9
    avaliação global de comércio e serviços6,3
Cultura, lazer e desporto
    equipamentos desportivos 5,1
    teatros 3,8
    cinemas 4,4
    salas de espectáculos 3,8
    parques 4,3
    museus 3,7
    avaliação global de cultura, lazer e desporto4,3
Planeamento e administração da cidade
    horários serviços municipais 5,2
    eficiência dos serviços municipais 3,8
    coordenação entre diferentes serviços 3,6
    avaliação global do plan. e administração3,8

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