Monday, October 29, 2007

fotografia alojada em www.flickr.com
[ blog©Cetobriga - clique para ampliar ]
Forte de São Luís Gonzaga, Setúbal


Planta do séc. XVII.

Ruínas do antigo forte de S. Luís Gonzaga, popularmente conhecido como Forte Velho, ou Castelo Velho. Apesar de se manter na sua integralidade, encontra-se em estado de abandono e ruína, não sendo sequer identificado por uma placa que manifeste o seu interesse histórico. Este forte, com a sua característica forma em estrela, aparece em várias plantas antigas de Setúbal, e é fácilmente identificável a partir do Google Earth, nas coordenadas:
38 31 43.08 N  8 54 22.37 W

Nesta fotografia de uma imagem do Google assinalei a forma exterior do Forte: aqui. Estão bem visíveis os depósitos de água que alguma entidade pública impensadamente ali colocou.

3 Comments:

At 9:34 pm , Blogger Lewis said...

Realmente é verdade! Como é que uma situação destas pode estar deste modo? Penso que grande parte da população setubalense, nem se quer se apercebe da existência de tais ruínas. Eu morei no bairro troino durante 30 anos e já tinha conhecimento destas ruínas, e lembro-me de amigos meus comentarem que já tinham ido para lá brincar quando eram novos. É uma situação que no mínimo carecia de um sinalização própria como também de um cuidado extra em volta local em questão.

 
At 11:03 am , Blogger albarquel said...

Eu moro perto deste local há 20 anos, e só agora conheci a história. É daqueles sítios que toda a gente (aqui da zona) sabe dizer que é o 'castelo' mas poucos sabem explicar a sua existência. E esta zona da cidade (da quinta Alves da Silva para cima), que até tem um potencial interessante, há muito que foi abandonada pela Câmara Municipal.

 
At 4:07 pm , Blogger igiul said...

Muito interessante .
Já tinha ouvido falar deste forte mas pensava que já não existia.
O mapa que aparece ao lado está em italiano. Possui o resto do mapa que mostre a cidade? gostaria de vê-lo publicado.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home