Wednesday, April 23, 2008

fotografia alojada em www.flickr.com
[ blog©Cetobriga - clique para ampliar ]

     No canto superior esquerdo desta foto (já com alguns anos) está o edifício das Finanças e o Quartel do 11. Abaixo das Finanças são visíveis os telhados e chaminé da antiga fábrica de conservas Perienes, onde está instalado o Museu do Trabalho. Ao centro estão as instalações "nobres" do Instituto Politécnico, e pode ver-se o caminho da ronda por cima da antiga linha de muralhas. As muralhas e caminho continuavam na direcção da actual avenida Luisa Todi, mas encontram-se "disfarçadas" por construção que lhes foi adicionada. Em baixo pode ver-se um troço da linha de caminho-de-ferro.
     Se aquele caminho da ronda pudesse ser aberto ao público, constituiria um exelente cartaz turístico, associado a um programa de revitalização desta zona antiga em que se encontra a Igreja de Santa Maria e a extraordinária Rua Arronches Junqueiro, zona de enormes potencialidades turísticas, mas que se tem vindo a degradar e a descaracterizar ao longo dos anos. Quando vim trabalhar para Setúbal, no final dos anos 70, havia muitas tascas por aqui, muito frequentadas por trabalhadores da zona - como por exemplo a Adega dos Garrafões. Ainda existem muitos estabelecimentos por aqui, mas com claros indícios de perda de clientela, e a zona está desqualificada, associada a problemas de prostituição, imigração, droga, etc.
     Justifica-se uma união dos moradores e estabelecimentos, incluindo o Museu do Trabalho, para renovação desta zona, orientando a Câmara em termos de obras, limpeza, mobiliário urbano, actividades de animação, etc, tendo em vista a valorização cultural e histórica, e a dinamização económica. Bares como o La Bohème já deram exemplos de alguma actividade cultural, que deveria ser apoiada. A Câmara tem de ter um papel importante neste tipo de programas, mas não acredito que consiga ser o motor e a alma desta renovação: essa energia e criatividade só poderá vir dos próprios moradores, comerciantes e outros agentes aqui localizados.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home